


Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador. Por conta disso, pelo menos duas vezes ao ano, os moradores da cidade têm o privilégio de assistirem ao fenômeno chamado de Equinócio - passagem do sol sobre a linha do Equador. Isto acontece nos dias 21 de março e 23 de setembro( podendo haver variação. Este ano ocrreu dia 22 de setembro), quando as noites e os dias duram exatamente 12 horas em qualquer lugar do planeta.
Em março, conhecido como equinócio da Primavera ou Equinócio das Águas, devido a estação chuvosa que se justifica pelo aumento do nível das águas favorecido pela atração astral, e em setembro, chamado de equinócio de Outono.
A palavra vem do latim "aequinoctium", que quer dizer “dia igual a noite”. Representa a passagem do sol pelo Trópico de Câncer (Hemisfério Norte), atravessando a linha do Equador e indo incidir pelo Trópico de Capricórnio (Hemisfério Sul).
Um comentário:
Bela aula, Bete. Nem gosto de ouvir falar do Marco Zero. Já te contei que estive em Macapá a serviço em 1968 e nos esquecemos visitá-lo? Somente quando estávamos no táxi já indo para o aeroporto foi que o motorista nos perguntou se tínhamos ido lá. Fiquei com uma pena danada.
Sobre a chegada da Primavera, uma sugestão: vá ao blog da Helô, Rio em Disco, e procure uma música chamada Primavera no Rio. É cantada pela. Dalva de Oliveira. Maravilhosa. Deveria ser o hino de nossa cidade.
Beijos. Feliz Primavera.
Postar um comentário