quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Círio de Nazaré


A festa de Círio de Nazaré, realizada em Belém do Pará no segundo domingo de outubro é a maior procissão católica do mundo.
O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande. A princípio a procissão, era noturna, por isso era necessário o uso de velas. No ano de 1854, passou a ser realizada de manhã.

Atualmente as manifestações de devoção profanas e religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:

• Romaria Rodo-Fluvial
Marca o percurso da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da Basílica de Nazaré, pelas ruas da cidade, até a igreja matriz, no município de Ananindeua, em Belém. Percurso este, feito em
carro aberto, onde Nossa Senhora recebe inúmeras homenagens. A imagem da Santa, passa a noite neste município, onde o povo fica durante toda à noite em vigília. Essa Romaria acontece de sexta para sábado, que antecede o domingo do círio.

• Romaria Rodoviária
Depois de uma noite em Ananindeua, e uma missa pela manhã, a imagem parte de madrugada em mais uma procissão, agora em uma nova direção, a Vila de Icoaraci, distrito de Belém. Mesmo sendo de madrugada, os fiéis aguardam a passagem da Santa, rendendo-lhe inúmeras homenagens. A procissão é acompanhada pelos carros da diretoria do círio, carros de polícia, bombeiros, ambulâncias, carros oficiais e civis. Daí a origem do nome da romaria.

• Romaria Fluvial
Nesta romaria, a imagem da Santa é levada de barco, completamente enfeitado, pela Baia do Guajará, que cerca a cidade de Belém. É seguida por inúmeros outros, enfeitados de acordo com as condições do próprio dono. Aqui se vêem barcos, iates e simples canoas de ribeirinhos que seguem a procissão. O percurso Icoaraci-Belém pode levar até 5 hora. Ao chegar no cais do porto da cidade, é recebida por uma multidão e outras homenagens se seguem. A romaria foi introduzida em 1985, como uma forma de homenagear a todos os que vivem e dependem dos rios da região.

• Moto-Romaria
Por volta das 11 horas da manhã de sábado, a imagem da Santa chega ao cais de Belém, dali a imagem segue em carro aberto, agora seguida por motoqueiros que buzinam incessantemente, anunciando a passagem da Santa.

• Trasladação
A trasladação da imagem ocorre uma noite antes do Círio, em uma procissão à luz de velas. Simbólicamente visa recordar a lenda do descobrimento da imagem e o retorno ao local de seu primeiro achado. Nesta cerimônia somente a Berlinda (carro onde é levada a imagem de Nossa Senhora) é utilizada, num trajeto em sentido inverso ao do Círio.

• Procissão do Círio
Atualmente reúne centenas de milhares de fiéis, em um cortejo de cerca de quatro horas de duração, percorrendo uma distância de cerca de cinco quilômetros entre a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nazaré. Esta celebração é divivida em três momentos: o Círio própriamente dito evento é iniciado às seis horas da manhã com a celebração de uma missa, após a qual os fiéis se postam nas ruas ao longo do trajeto. Às sete horas, o Arcebispo conduz a imagem de Nossa Senhora até a Berlinda, para dar início ao Círio. Em torno das onze horas, a imagem chega à Basílica de Nazaré, sendo retirada da Berlinda para a celebração litúrgica.

• Recírio
Duas semanas após o Círio, acontece o Recírio, uma procissão de despedida.

Texto e Foto:

http://www.rosanevolpatto.trd.br/cirionazare.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADrio_de_nazar%C3%A9


terça-feira, 7 de outubro de 2008



Recebi este meme carinhoso da Sonia do Cantinho da Borboleta Azul . Estou repassando para que possamos cada vez mais ampliar nossos contatos, nossas experiências e amizade.

Trancrevo aqui da forma que recebi:
“Basta copiar de “start copying here” até “finish copying here” e adicionar o seu nome com o link de seu blog no final da lista e o país de onde você é. O objetivo é fazer novos amigos pelo planeta…Vamos ver se giramos o mundo?”



~ start copying here ~
Join the Worldwide Link Love! Benefits of Worldwide Link Love!
1. Make new friends around the world.
2. Feel the Link Love.
3. Gain new readers and subscribers.
Rules:
1. Copy from ~start copying here ~ to ~ end copying here ~ and paste it on your blog.
2. At the end of the list, put your name and the country your in, it doesn’t matter what’s your nationality just put the country where you are publishing your blog. Don’t forget to put links at your name.
3. If u have many blogs, you can link all of it, just make sure you post the same on each blog.
4. Tag eight (8) or more of your blog friends.
5. Tip for blogspot users: make sure you copy and paste the code in Compose mode.
Wanna join, and you can’t find your name on the list? Just leave a comment here.
Worldwide Link Love! Participants:

1. Julia (Philippines)
2. Catherine (Malaysia)
3. shimumsy(u.s.a)
4. Mitch (Philippines)
5. Hailey (Philippines)
6. Sexymom (USA)
7. Liza (Philippines)
8. Sasha (Philippines)
9. Tere (Philippines)
10. Simply The Best
11. The World Wide Web Addict
12. My Daily Nourishment
13. My Euro Travel and Adventure
14. Euroangel Graffiti (Germany)
15. A Simple Life (Philippines)
16. MAX (Portugal)
17. Cidão (Brasil)
18. Jaqueline Amorim (Brasil)
19. Luma Rosa (Brasil)
20. Renatinha! (Brasil)
21. Andréa Motta (Brasil)

22. Elvira (Brasil)

23. Sonia (Brasil)
24. Bete (Brasil)


Indico para alguns amigos, lembrando que podem e devem ficar totalmente à vontade para dar ou não continuidade :
Sahmany, Veneide, Adelino , Zany , Roseane