sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Para meu menino, com saudades!

Recados e Imagens - Tristeza - Orkut

Mais um ano sem você!!!

"Embora o corpo se mova, a alma, às vezes, fica para trás"



Dia Mundial do Diabetes

14 DE NOVEMBRO
TEMA: Diabetes em Crianças e Adolescentes

O problema é grave. Segundo estatísitcas a cada ano mais de 70 mil crianças desenvolvem diabetes tipo 1, chegando a 440 mil crianças com menos de 14 anos acometidas pela doença em todo o mundo. Já o aumento de casos do diabetes tipo 2 ( comum em adultos) na infância e na adolescência é decorrência da epidemia mundial de obesidade e da falta de atividade física.

O diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. Pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês e em crianças em idade pré-escolar. Se não tratado adequadamente, pode causar complicações graves, que englobam a perda da visão e a amputação de membros. O diabetes tem um impacto particular na vida dos jovens e de suas famílias, pois o dia-a-dia é alterado de repente: medições de glicemia, aplicação de insulina, regulação da atividade física e da alimentação.

Leia no http://www.blogger.com/www.diabetenet.com.br/ a entrevista da endocrinologista Ellen Paiva, Mestre em Medicina na área de Nutrição e Diabetes pela USP.
Visite também o site http://www.diamundialdodiabetes.org.br/ . Lá, você encontrará informações sobre a Campanha de 2008.



Vale a pena ler.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

BLOGAGEM COLETIVA - ADOÇÃO

Importantíssima a iniciativa da Geogia e do Dacio sobre a blogagem Coletiva: Adoção de Crianças e Adolescentes. Gostaria antes de tudo, parabenizá-los.

Fiquei pensando de que forma poderia contribuir, então lembrei de citar uma grande mulher que muito se preocupa com esse problema social: Sueli Pini, titular do Juizado Especial Central, da Comarca de Macapá.

Ela diz: “Adotar é um ato de amor e precisa ser exercido com extrema responsabilidade, mas há falta de informação que leva a discriminação”.

A magistrada, que vive a experiência de ser mãe adotiva( de 4 filhos), acredita que a informação deve ser repassada ainda na infância, por isso a importância de debater o tema nas escolas. Na tentativa de mudar este cenário, o Juizado Central estabeleceu uma parceria com duas escolas da capital, fornecendo todo o material didático da campanha “Mude um Destino”.

Em março de 2007, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou a campanha Mude um Destino. Nesta primeira etapa, o objetivo foi chamar a atenção da sociedade para as condições de vida das cerca de 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos no País.

No momento que optei em participar da blogagem coletiva, não sabia o que dizer sobre alguma experiência vivida. Foi interessante, não lembrava, não me dei conta que o Jonanthan não é meu filho de sangue, adotado ainda que de forma não oficializada. O lapso se deu talvez pelo hábito de nunca falar sobre isso (até porque ele já não mais se de encontra neste plano, e sobretudo porque a relação cria raízes profundas. Então, posso garantir que não existe diferença entre os filhos biológicos e adotados.

É precisos pois, ver a adoção com um novo olhar, é fazer desse ato, um ato de amor e de transformação, e como diz o tema da campanha, é preciso mudar um destino, uma vida. É preciso ser consciente e contribuir para a formação desses pequenos seres, dando-lhes o suporte necessário para seu crescimento: uma família.