sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia Mundial do Diabetes

14 DE NOVEMBRO
TEMA: Diabetes em Crianças e Adolescentes

O problema é grave. Segundo estatísitcas a cada ano mais de 70 mil crianças desenvolvem diabetes tipo 1, chegando a 440 mil crianças com menos de 14 anos acometidas pela doença em todo o mundo. Já o aumento de casos do diabetes tipo 2 ( comum em adultos) na infância e na adolescência é decorrência da epidemia mundial de obesidade e da falta de atividade física.

O diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. Pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês e em crianças em idade pré-escolar. Se não tratado adequadamente, pode causar complicações graves, que englobam a perda da visão e a amputação de membros. O diabetes tem um impacto particular na vida dos jovens e de suas famílias, pois o dia-a-dia é alterado de repente: medições de glicemia, aplicação de insulina, regulação da atividade física e da alimentação.

Leia no http://www.blogger.com/www.diabetenet.com.br/ a entrevista da endocrinologista Ellen Paiva, Mestre em Medicina na área de Nutrição e Diabetes pela USP.
Visite também o site http://www.diamundialdodiabetes.org.br/ . Lá, você encontrará informações sobre a Campanha de 2008.



Vale a pena ler.

Nenhum comentário: