terça-feira, 24 de novembro de 2009

A B C

Mariana ( minha neta), na maior felicidade em sua Colaçao de Grau.




Onde fica o Amapá???

Visite o Caneta Sem Fronteiras do Walter Junior.
Veja o que dizem alguns artistas sobre o Amapá, em conversa no Facebook com Natalia Rodrigues.
Total ignorância.
Os problemas do Amapá existem.
Certamente devido a sua localização geográfica, no entanto a falta de vontade política é uma agravante, aliás isso não é privilégio nosso.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Conhecendo o jardim



Minha mãe cuida do nosso pequeno jardim com muito carinho. Uma forma agradável de ocupar-se.
Devido a incerteza do nome da
planta , resolvi pesquisar sobre essa perfumada e linda flor.

A descoberta:

  • Nome Científico: Brugmansia suaveolens
  • Sinonímia: Datura suaveolens, Datura gardner
  • Nome Popular: Trombeteiro, trombeteira, babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, datura, trombeta-de-anjo, trombeta-rosa, trombeta-cheirosa, zabumba-branca, erva do diabo.

O trombeteiro é um arbusto grande e ereto, que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura. As flores em formato de trombeta, são pêndulas, simples, perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento. São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas.

Sua utilização paisagística é bastante discutida, visto que é uma planta bastante tóxica e narcótica, pois todas as partes da planta contém alcalóides que podem provocar vômitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas. Por este motivos muitas prefeituras proíbem a sua utilização na ornamentação pública. No entanto, se utilizada com bom senso e longe do alcance de crianças, pode se tornar uma planta muito atrativa no jardim.

Em contraponto ao seu efeito tóxico, do trombeteiro são extraídas substâncias de utilização farmacêutica, para a produção de medicamentos contra o mal de Parkinson, infecções urinárias, problemas cardíacos, síndrome pré-menstrual, e intoxicações por colinérgicos.

Haja vista ter criança em casa , o que você faria? arrancaria a planta?

Bjs


FONTE: http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Brugmansia_suaveolens.htm

A Revista Época escreve sobre Flávia.

Leia a matéria completa: Saudades de sua voz

"Devastada pelo silêncio da filha, Odele criou uma voz para Flavia. Há três anos ela criou um blog chamado Flaviavivendoemcoma (flaviavivendoemcoma.blogspot.com).
Não é um nome qualquer. Poderia s
er Flaviaemcoma, mas Odele escolheu a palavra “vivendo” para colocar entre o nome da filha e o planeta inalcançável habitado por ela. Mesmo que não a alcance, para Odele sua filha vive. E, quando Flavia sorri, não é um reflexo involuntário".

Emocionante, real.
O sofrimento e a luta de uma mãe.
Uma guerreira incansável.